Estado se mobiliza para implantação dos processos eletrônicos
PROCERGS, a partir de julho/15, será "piloto" para o processo de implantação do PROA em todo o Rio Grande do Sul
Publicação:

A decisão tomada pela Secretaria Geral de Governo (SGG) e pela Secretaria da Modernização Administrativa e de Recursos Humanos (SMARH) prevê ainda que, a partir de 4 de janeiro de 2016, o governador e os secretários de Estado somente assinarão processos que forem encaminhados através do sistema PROA, desenvolvido pela PROCERGS.
A PROCERGS, inclusive, será - já a partir deste mês de julho - um dos órgãos "piloto" para implantação desta solução (PROA), em conjunto com a própria Secretaria Geral de Governo, a SMARH, a Secretaria Estadual da Saúde, a Secretaria de Planejamento e a CIENTEC.
Uma das consequências da implantação do PROA será a substituição do SPI, sistema implantado em 1985 e que, desde então, controla a tramitação dos processos no Estado.
Para se ter uma ideia da dimensão deste projeto, segundo dados do SPI (que é utilizado hoje por 75 organizações diversas), atualmente tramitam no Estado mais de 3,5 milhões de processos "ativos". Outros 13,2 milhões encontram-se "arquivados". São abertos, em média, 90 mil novos processos por mês, gerando aproximadamente 480 mil andamentos mensais.
Fique atento à intranet. Em breve divulgaremos novas informações sobre o projeto piloto que ocorrerá na PROCERGS.